A conquista inglesa da América


Os espanhóis foram os primeiros a chegar também na América do Norte, que da mesma forma que a região do México e da América Central era habitada por inúmeros povos indígenas. Contudo, a possibilidade da exploração das riquezas encontradas entre os mexicas e na região do Peru fez com que os espanhóis se dedicassem a ocupação e dominação desses locais e povos, não levando adiante a conquista da costa atlântica da América do Norte.

Essas regiões acabaram sendo exploradas pelos ingleses, com expedições de descoberta durante o século XVI, abrindo caminho para uma efetiva ocupação desses territórios durante o século XVII. Da mesma forma que os espanhóis, os ingleses encontravam pela frente centenas de tribos indígenas, com uma diversidade cultural e linguística impressionante.

Novamente se fez o uso das empresas particulares, que recebiam concessões da coroa inglesa para a exploração do Novo Mundo. A principal estratégia dessas empresas era a violência, levando ao extermino de tribos trigos inteiras ou forçando a população nativa migrar para o oeste do país. Não existia nenhum impedimento moral em relação à matança uma vez que os povos indígenas eram considerados inferiores; observe o relato de colono Jonas Michaelius: 

Quanto aos nativos deste país, encontro-os totalmente selvagens e primitivos, alheios a toda decência; mais ainda, incivilizados e estúpidos, como estacas de jardim, espertos em todas as perversidades e ímpios, homens endemoniados, que não servem a ninguém senão o diabo.”

Pode se perceber uma diferença fundamental entre o as relações entre os indígenas e respectivamente os espanhóis e os ingleses. Se no caso da conquista espanhola houve a preocupação – dentro do contexto das reformas religiosas que estavam balançando a Europa – de tentar converter os indígenas ao catolicismo, de integrá-los a um modelo de sociedade que os espanhóis estavam interessados em reproduzir, quase sempre com a utilização das missões jesuíticas e da catequese, no caso da conquista inglesa, apesar de algumas tentativas no início da colonização, não houve a preocupação em converter os indígenas, que foram apartados, expulsos de seus territórios, ou simplesmente exterminados.

Contudo, ao contrário do se possa pensar, a conquista da América por espanhóis e ingleses não aconteceu passivamente, ou seja, sempre houve a resistência dos povos indígenas, com ataques a vilas e povoamentos, rebeliões e até mesmo, com massacres de populações europeias estabelecidas na América. Exemplo dessa resistência secular é inúmeros elementos culturas, rituais, festivos, além de línguas e dialetos que ainda existem em boa parte da América, em especial na América espanhola. 

Abaixo uma imagem idealizada do contato dos peregrinos ingleses com os gentios.

Imago História

Um comentário: