Brasil Colônia: Características do sistema colonial


Entre as principais características da colonização implantada no Brasil, pode-se citar:


  • Em primeiro lugar, da mesma forma que a colonização espanhola, no Brasil também se utilizou o “Pacto Colonial”. Através dessa relação desigual entre colônia e metrópole assegurava-se o exclusivismo comercial, ou seja, Portugal tinha o monopólio da compra da produção colonial e, igualmente da venda de mercadorias na América portuguesa.

  • A produção era destinada ao mercado externo. A colonização portuguesa tinha um caráter de complementaridade, ou seja, os recursos oriundos da exploração se destinavam ao mercado externo, complementando a economia metropolitana. Por exemplo, mesmo produzindo uma grande quantidade de açúcar, como o interesse essa a exportação, por vezes, ocorreu a falta de açúcar nas colônias.

  • Como o objetivo era lucrar, os portugueses desenvolveram culturas em larga escala e com baixo custo produtivo, ou seja, se utilizaram dos chamados latifúndios (grandes extensões de terras), com o desenvolvimento da monocultura. Ao optar pela monocultura, a coroa portuguesa inviabilizou em grande parte o desenvolvimento de um mercado interno que tivesse como base as pequenas e médias propriedades.

  • Utilização preponderante da mão-de-obra escava africana, negócio altamente lucrativo. Muitos comerciantes nativos se engajaram nesse lucrativo comércio. O próprio termo “brasileiro” surgiu para se referir aos comerciantes de escravos locais. No século XVIII, por exemplo, algumas praças de comércio de escravos, controladas pelos holandeses, proibiram o comércio com os portugueses, mas não com os “brasileiros”, que continuaram se valendo do lucrativo comércio de seres humanos.

  • Por fim, altamente nocivo ao desenvolvimento colonial, à metrópole adotou a proibição em relação à instalação de manufaturas (com exceção da atividade manufatureira que envolvia a produção do açúcar). O objetivo era garantir, através do Pacto Colonial a venda de mercadorias sem qualquer tipo de concorrência por parte dos colonos.

Imago História

4 comentários: