As diferentes dimensões do trabalho


O trabalho pode ser visto a partir de várias perspectivas, ou de várias dimensões. Vamos analisar abaixo algumas delas.

Dimensão fisiológica: trata-se dos limites fisiológicos de cada ser humano e que influenciam na sua relação com a natureza. O ser humano não é infalível, não é uma máquina. Nesse caso devemos lembrar que o trabalho sempre é visto a partir de uma bipolaridade, ou seja, de um contraponto, que pode ser o descanso ou o ócio, por exemplo. 

Dimensão psicológica: a forma como os indivíduos percebem o trabalho em determinadas épocas e grupos sociais, por exemplo, o trabalho enquanto uma bênção, ou como acumulação de capitais. Ainda, o trabalho como uma maldição, algo depreciativo, como no caso dos escravos, ou toda a força de uma “ideologia do trabalho”. Neste caso, o trabalho transformado em ideologia passa a ser um valor em si mesmo, como um dever voltado para Deus, para a pátria ou a família. 

Dimensão social: diz respeito à relação entre o trabalho e os indivíduos em um determinado grupo social, ou seja, o trabalho enquanto instrumento de socialização. Nesse sentido, o sociólogo Norbert Elias, defendia a ideia de uma “sociedade de indivíduos”, ou seja, existimos a partir de nossos laços com outros indivíduos, em última instância é essa relação que define a significância de nossas existências. 

Dimensão econômica: a partir do momento em que o trabalhador deixa de ser autossuficiente ele adquire um valor de troca, ou seja, trata-se do valor atribuído ao trabalho e todos os conflitos inerentes a essa valoração. Podemos pensar nos sistemas de produção e de troca de mercadorias e em todos os conflitos decorrentes da valoração do trabalho ao longo do tempo. 


Dimensão do poder: o trabalho enquanto expressão de autoridade, que muitas vezes se expressa na forma de “poder econômico”, mas não necessariamente. Pode ser representado na forma da diferenciação do chamado “trabalho intelectual” ou arraigado em elementos como a tradição e a religiosidade. Podemos mencionar como exemplo o caso do trabalho enquanto garantia de status social expresso muitas vezes no sobrenome de determinadas famílias, indicativos de profissões tradicionais.

Imago História

2 comentários:

  1. Muito obrigada, o texto é ótimo.
    Comecei a ler a série Trabalho e História e estou aproveitando.

    Mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir