Revolução Russa (4 de 6): Revolução de Outubro - os bolcheviques no poder


Assim, Lênin e Trotski planejaram a tomada do poder pelos bolcheviques para o dia 24 de outubro. O primeiro passo foi tomar da Fortaleza de Pedro e Paulo, que continha um importante arsenal. A tomada da Fortaleza, na verdade, aconteceu de forma pacífica: convencidos por Trotski, os soldados que defendiam o local aderiram à Revolução em curso. O passo seguinte foi a tomada de todos os pontos estratégicos de Petrogrado, deixando a cidade ilhada, o que possibilitou o ataque final ao Palácio de Inverno, na noite do dia 25 de outubro, o marco definitivo do sucesso da revolução socialista.


Após a tomada do poder, Lênin anunciou as primeiras medidas dos revolucionários, entre elas a proposição da paz, a abolição da propriedade privada sem nenhum tipo de indenização, a nacionalização de todos os empreendimentos estrangeiros sem indenização e o controle das fábricas pelos operários.


As medidas dos bolcheviques levaram a Rússia a uma guerra civil, colocando de um lado os revolucionários (vermelhos) e de outro os contra revolucionários (brancos) apoiados pelas potências estrangeiras, que não queriam nem pensar na possibilidade da expansão do socialismo para outros países. Os vermelhos foram atacados por franceses, ingleses, alemães, poloneses, japoneses e até americanos. 


Durante o período de intensa guerra interna foi instalado o chamado Comunismo de Guerra, onde se estabeleceu o trabalho obrigatório e o confisco dos produtos agrícolas. A guerra foi vencida pelos vermelhos, não sem deixar o povo russo em frangalhos e a economia arrasada. 



"Cada golpe de martelo é um golpe no inimigo". Cartaz ressaltando a importância do trabalho, inclusive, na produção de armamentos.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário