A alienação no trabalho (2 de 4) - Marx e o Trabalho Alienado


Um dos grandes pensadores que dedicou grande atenção à problemática do trabalho alienado, introduzindo definitivamente o termo “alienação” nos dicionários, foi Karl Marx, reinterpretando e dando uma roupagem toda especial para o pensamento do filósofo Hegel. 


Marx, estudando as mudanças pela qual a sociedade passou ao longo do tempo afirmou que o capitalismo inevitavelmente seria superado e destruído, e que esse papel caberia à classe trabalhadora, que ao tomar conhecimento de sua força teria um papel decisivo na conformação de uma nova ordem social. Desta forma, os trabalhadores, como uma classe revolucionária, colocariam abaixo a ordem capitalista. 

Vamos visitar rapidamente algumas das principais ideias de Marx e Engels, importantes representantes do pensamento socialista, em especial as ideias acerca do trabalho alienado. 

Teoria da mais-valia – Através dessa teoria, Marx procurou demonstrar a maneira pela quais os trabalhadores são explorados. Mais-valia consiste na diferença entre o valor total da riqueza produzida pelo trabalhador e o salário que ele recebe. Como o objetivo do capitalismo é o acúmulo de capitais, a tendência observada por Marx era a de se pagar o mínimo possível para os trabalhadores com o objetivo de acumular capitais utilizando-se para tanto da exploração desenfreada do trabalho alheio. 

Teoria da Luta de Classes – Segundo essa teoria, durante toda a história da humanidade existe um continuo conflito entre explorados e exploradores. As diferentes condições econômicas da história sempre colocaram frente a frente esses grupos antagônicos. 

Para Marx e Engels o conceito de luta de classes encontra a sua comprovação na averiguação das condicionantes históricas e sociais. Segundo ele, os trabalhadores deveriam se organizar e criar a consciência de classe, assim mostrar-se-ia as condições necessárias para se alcançar a “ditadura do proletariado”, etapa que instalaria o socialismo, condição indispensável para a posterior instalação do comunismo. 

Para alcançar a consciência de classe, os trabalhadores deveriam levar em conta uma nova perspectiva em relação ao trabalho, que passa necessariamente pela observância a respeito do trabalho alienado.



Tem mais sobre a alienação no trabalho! É só continuar lendo!

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário